segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bolo de chocolate às três pancadas

Simples, sem gordura e que pode ser alterado à vontade do freguês sem prejudicar o resultado final. Esta receita está construída para que não seja necessário fazer pesagens porque não tenho balança em casa, mas não se esqueçam de uma coisa: sempre que acrescentarem mais líquido, acrescentem um pouco mais de farinha. Usem como medida o copo de iogurte. A receita parece comprida, mas faz-se em 10 minutos.

Ingredientes:
2 Iogurtes de aromas
2 copos de açúcar branco
3 copos de farinha + farinha para polvilhar a forma

1 Colher de chá de fermento
4 ovos

1 Barra de chocolate de cozinha
1 Colher de chá de manteiga para untar a forma
1 Colher de leite

Separar as gemas das claras*, bater as claras em castelo**, bater as gemas com o açúcar e os iogurtes e depois ir juntando a farinha aos poucos juntamente com o fermento.
Derreter o chocolate em banho-maria*** com o leite e juntar à mistura das gemas.
Envolver as claras nas gemas, untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha, deitar a massa e levar ao forno.
Para verificar se o bolo está cozido, espetem um palito e se ele sair sem bolo agarrado, está cozido por dentro.
Pode levar uma cobertura de chocolate derretido e até podem juntar um pouco de sumo de limão ou laranja à mistura. Uma vez utilizei o recheio de um maracujá e ficou magnifico.  
* Partir ovos pode ser uma missão difícil, mas não é impossível. Podem usar um instrumento próprio para ajudar na tarefa que deixa a clara escorrer e prende a gema ou fazer um furo nos dois topos do ovo e deixe clara escorrer para um recipiente. Existem também centenas de vídeos na net sobre os mais bizarros métodos.
** Para bater as claras em castelo, não pode haver nenhum resíduo de gema, por isso muito cuidadinho na etapa anterior. É bastante rápido se o fizerem com uma batedeira, mas se só tiverem uma vara de arames podem exercitar os músculos dos braços. Para confirmar se estão bem batidas, podem inclinar a taça onde as tão a bater e ver se caem ou não. Se caírem, ainda não estão prontas. Pesquisem no Youtube.
*** O banho-maria é a cozedura indirecta de algo, neste caso, de chocolate. É necessária uma panela com água a ferver no lume e uma taça que, quando posta dentro da panela, não fique submersa, nem entre água lá para dentro. Na taça coloca-se o chocolate e o leite e mexe-se até derretes. Isto faz-se porque se pusesse-mos o chocolate directamente numa panela até derreter, queimaria.

Sem comentários: