Pierogi significa “pastel” em polaco e é uma receita…polaca (palmas ara aqueles que adivinharam). A massa é sempre a mesma e o recheio muda (sejam criativos), mas o mais tradicional e conhecido é o de batata e requeijão. No fundo, é muito semelhante a ravioli quando cozido e envolto em molhos, mas podem ser também fritos. Aqui vai!
Ingredientes
Para a massa:
1kg farinha
1 ovo
2 colheres sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
+/- 500 ml água morna
Para o recheio:
1 requeijão (ou ricota) amassado
½ cebola média picada
400 g batata cozida e amassada (como se fosse para puré)
Numa taça grande, juntar a massa, sal, azeite o ovo e ir juntando a água à medida que se amassa com as mãos. É só preciso juntar a água até a massa estar moldável porque se tiver água a mais, a massa vai pegar às mãos e é impossível estica-la (se isso acontecer, acrescentem mais farinha).
Para o recheio, picar a cebola e frita-la num pouco de azeite até dourar e misturar muito bem com a batata amassada com o queijo desfeito em quantidades para que fique 50/50. ![]()
Esticar a massa e com o copo de tamanho normal, cortar bolas (1) e recheá-las a meio (3, dobrar em meia-lua (4) e para garantir que os pasteis não se abrem, é bom pressionar bem as bordas, por exemplo, com um garfo. Depois é cozer em água fervente como a massa normal e dar-lhe o destino que se quer. Cuidado para não cozer de mais porque se não, podem rebentar.
Sem comentários:
Enviar um comentário