domingo, 26 de junho de 2011

Tosta alhada de salmão fumado com molho de queijo roquefort

Uma boa entrada ou um almoço leve de Verão.

Ingredientes (4 pessoas):
4 fatias de pão alentejano médias
4 fatias de salmão fumado do tamanho da fatia
Rúcula
1 iogurte natural e sem açúcar
1 colher de sopa de queijo de roquefort
1 alho
2 colheres de sopa de azeite
½ colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de mel
Nozes

Tostar as fatias de pão na tostadeira ou torradeira ou ainda numa frigideira muito quente sem qualquer gordura.
Numa taça, juntar o azeite, vinagre, mel, alho esmagado e o vinagre, mexer e deixar repousar para o alho libertar o sabor.
Noutra taça, juntar o iogurte e o queijo esmagado até ficar um liquido semi-uniforme.
Pincelar as tostas com a mistura de azeite, colocar o salmão por cima esticadinho. Depois por um pouco do iogurte, enrolar o salmão à volta do molho, a rúcula por cima e no final, as nozes.
Nota: Não acrescentem sal porque o queijo já é salgado por natureza.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pierogi de batata e requeijão

Pierogi significa “pastel” em polaco e é uma receita…polaca (palmas ara aqueles que adivinharam). A massa é sempre a mesma e o recheio muda (sejam criativos), mas o mais tradicional e conhecido é o de batata e requeijão. No fundo, é muito semelhante a ravioli quando cozido e envolto em molhos, mas podem ser também fritos. Aqui vai!
Ingredientes
Para a massa:
1kg farinha
1 ovo
2 colheres sopa de azeite
1 colher de sobremesa de sal
+/- 500 ml água morna

Para o recheio:
1 requeijão (ou ricota) amassado
½ cebola média picada
400 g batata cozida e amassada (como se fosse para puré)

Numa taça grande, juntar a massa, sal, azeite o ovo e ir juntando a água à medida que se amassa com as mãos. É só preciso juntar a água até a massa estar moldável porque se tiver água a mais, a massa vai pegar às mãos e é impossível estica-la (se isso acontecer, acrescentem mais farinha).

Para o recheio, picar a cebola e frita-la num pouco de azeite até dourar e misturar muito bem com a batata amassada com o queijo desfeito em quantidades para que fique 50/50.
Esticar a massa e com o copo de tamanho normal, cortar bolas (1) e recheá-las a meio (3, dobrar em meia-lua (4) e para garantir que os pasteis não se abrem, é bom pressionar bem as bordas, por exemplo, com um garfo. Depois é cozer em água fervente como a massa normal e dar-lhe o destino que se quer. Cuidado para não cozer de mais porque se não, podem rebentar.

domingo, 19 de junho de 2011

Mousse (quase) 0% Açucares de Kiwi e Ginja

Toda a gente à mina volta decidiu começar a fazer dieta, o que para mim é óptimo porque a minha alimentação normal é composta por menus que podiam ser adoptados por um hospital. Adoro dietas, mas um doce não pode falar. Esta sobremesa pode ser feita com qualquer combinação de frutas, mas a diferença é o toque de chocolate deste iogurte.
Para 4 doses:
5 kiwis maduros sem pele
50 ginjas (ou cerejas) sem caroço
1 banana*
1 iogurte Sveltesse Fondant Chocolate*
Bolacha-maria
1 pacote de leite magro
Juntar todas as frutas e o iogurte, triturar com uma varinha mágica e ir ao mesmo tempo juntando leite até fazer um puré. Cuidado com o leite para não ficar muito líquido. Verter o puré para uma taça grande de servir ou para taças de sobremesa individuais e juntar bocados pequenos de bolacha-maria na altura de servir para dar um toque crocante.
*em vez de banana pode-se substituir por maçã para ajudar a criar o tal puré
*iogurte Sveltesse Fondant Chocolate tem açúcar, mas muito pouco e quase nenhuma gordura.